quinta-feira, 24 de maio de 2018

Sucesso = Talento + Empenho + Estado Emocional


Treino Mental no Desporto: Sucesso = Talento + Empenho + Estado Emocional
No desporto de alta competição, muitas vezes, a diferença entre quem ocupa a posição número um e quem ocupa os lugares seguintes é muito ténue,
sendo a forma como utilizam a mente que poderá marcar a sua história e criar uma nova lenda.
Num desporto coletivo e de longa duração, como por exemplo o futebol, o atleta pode passar por vários estados e mesmo assim, o balanço geral ser positivo.
Num desporto individual, e de curta duração, como por exemplo a ginástica, na trave ou nas argolas, os atletas dispõem apenas de alguns segundos para mostrar o que valem e uma queda pode deitar tudo a perder...
Pratica ou já praticou algum desporto?...
Muito bem.
Todos nós já usufruímos da sensação de estar a viver uma fase de sucesso em tudo o que fazemos. Aquele momento em que tudo sai bem feito, surpreendemo-nos a nós próprios e dentro de nós há uma voz a ecoar “Boa!”…
Provavelmente também já experienciaram uma vivência oposta – momentos em que nada corre bem e coisas que normalmente se faziam com facilidade, correm mal...
Também conhecem este tipo de situação, certo? E são diferentes, verdade?
Sim, são diferentes e a diferença está no estado neurofisiológico no momento.
Há estados habilitadores, como confiança, coragem e força interior, que originam um forte poder pessoal e
Há estados como medo, ansiedade ou frustração, que nos deixam impotentes e nos bloqueiam.
Em alta competição, a chave para o sucesso de atletas de excelência está no talento (habilidades), no empenho/ hard work (motivação) e na gestão emocional da mente (medos, convicções, etc.).
Segundo Timothy Galway – pioneiro no mundo da psicologia aplicada ao desporto, com o tema "The Inner game of Tennis", um jogador enfrenta dois jogos em simultâneo: o jogo que se processa no campo e o jogo que ocorre na mente do atleta e que cria um diálogo por vezes ensurdecedor.
Em 2012, tive o privilégio de estar em sala dois dias com Emma James, campeã mundial de powerlifiting e trainer de PNL, e escutar algumas das suas histórias.
Uma vez, ela estava a olhar para a barra de pesos e a mesma parecia ter um peso de toneladas, a imagem que ela criava na sua mente era de algo extremamente pesado e forte. Com esta representação mental, o insucesso seria praticamente garantido. Por oposição, se a visualização lhe mostrar algo "leve como uma pena", a probabilidade de sucesso aumenta significativamente...
“O corpo obedece diretamente às construções da mente. Sem a construção mental adequada ao sucesso, o corpo não responde como deveria.”
Na verdade, quantos de vocês, no decorrer da vossa prática desportiva favorita, não escutou já uma vozinha de fundo a sussurrar “não vais conseguir, não estás preparado para...” ou, “não tens força nem coragem para isso…” ou mais sério ainda “não mereces vencer...”
A boa notícia é que com a PNL podemos construir a representação mental adequada a cada situação.
O treino mental aplicado com ferramentas práticas de PNL, contribui decisivamente para alcançar um nível de desempenho de excelência, de acordo com o seu potencial.
Quer seja através de visualização mental, de criação de âncoras, do desbloqueio de crenças limitadoras ou da projeção de objetivos no futuro, entre outras.
No desporto como em qualquer outra realidade da vida, a chave para o SUCESSO está no TALENTO, EMPENHO e ESTADO EMOCIONAL certo pois, corpo e mente influenciam-se mutuamente.
“Mente confiante, Corpo confiante!”
A aplicação de técnicas PNL é rápida e eficaz, os resultados ocorrem a curto-prazo.
Conheça mais e ouse experimentar!
Este texto é só a pontinha do iceberg!

Até breve
Maria Manuel Mendes
mariamendes@ownrising.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário