quarta-feira, 29 de abril de 2015

O Eu e o Líder


Todos nós somos líderes e liderados em determinados contextos das nossas vidas, pessoais ou profissionais.

No entanto, em qualquer das circunstâncias, somos, em primeiro lugar, líderes de nós mesmos!

Se queres ser um bom líder, primeiro conhece-te a ti mesmo.

Quantas vezes escutamos nos corredores numa tonalidade crítica “oh, lá vem ele com as ideias da formação...; já viste qual é a nova moda agora? Já tiveste a tua reunião? E aquela nova dinâmica que incluíram agora todas as 6ªs feiras? Isto vai tudo dar ao mesmo, as frases vêm feitas, a atitude mantém-se... “

Muitas vezes fazemos formação especializada em temas como, gerir, motivar e mobilizar as pessoas... Mas, será que com isso vamos ao encontro da nossa essência? Será que o nosso discurso é coerente com a nossa fisiologia? E de que forma é que adaptamos a nossa abordagem às características de cada um? Em que medida nos predispomos a escutar, a compreender e a desenvolver o outro?

Se queres ser um bom líder, primeiro conhece-te a ti mesmo, toma consciência das tuas capacidades e potencial, bem como das tuas limitações e dificuldades.

Quem lidera com essência e autenticidade, por norma, adopta atitudes coerentes em qualquer contexto. As “máscaras” que tantas vezes se fala dentro das organizações, não existem nestes casos.

Nestes casos, o líder é uma fonte de inspiração, que é bebida por todas as pessoas à sua volta. Estabelecem-se relações de confiança e com isso, o líder é capaz de motivar os outros a atingir níveis notáveis de desempenho, com iniciativa e criatividade.

Assim, a atitude de um líder é tida como um exemplo de conduta, pessoal e profissional.

E como chegamos lá?

Quando desenvolvemos um processo de auto-liderança que nos conduz à tomada de consciência do nosso “eu” autêntico. É claro que para isso, é preciso assumir a res­ponsabilidade pelo nosso próprio desenvolvimento.

Tal como os músicos ou atletas nascem com talento e treinam de forma dedicada para o aperfeiçoar e alcançar o sucesso, é fundamental que o líder se dedique igualmente ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Em alta competição desportiva, costumo dizer que um atleta de sucesso tem o talento, o empenho (treino árduo) e o estado emocional certo, no momento certo.

Nas nossas vidas e organizações passa-se o mesmo com a liderança.

Até que ponto investes no teu autoconhecimento? Até que ponto as tuas atitudes são condizentes com o que falas ou fazes? Quais são os teus valores? O que é que te move e mobiliza as pessoas que lideras? Como crias laços de confiança com as pessoas à tua volta?

Num contexto cada vez mais global, competitivo e adverso, qualquer organização vive ou “morre” pela qualidade da sua Liderança.

Para atingir melhores resultados o Líder deverá desenvolver as suas capacidades e conseguir elevados níveis de desempenho dos seus colaboradores.

Se queres ser um bom líder, primeiro conhece-te a ti mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário